HomeProdutividadePecuária

Você sabia que evitar atraso na estação de monta é vital para a produtividade?

Você sabia que evitar atraso na estação de monta é vital para a produtividade?A estação de monta é ferramenta importante para ganhar produtividade. Foto: Embrapa

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º
Abertura de mercado canadense anima produtores de carne em MT
Você sabe o que é Boi 777?
Ter um bom desempenho das fêmeas para produzir um número maior de bezerros, mais saudáveis e que se tornem mais pesados em menos tempo, é o que muitos produtores de cria e recria animal desejam. Mas isso depende de vários fatores e o principal deles diz respeito à chamada estação de monta.

Considerada uma ferramenta importante para ganhos de produtividade, a estação de monta tem período ideal para ser realizada e deve se adequar às características da propriedade e região, principalmente em relação à disponibilidade de forragem e das chuvas.

Isso porque o atraso para o início da estação de monta pode trazer resultados negativos no médio prazo. O alerta é do médico veterinário e doutor em zootecnia, José Vasconcelos, conhecido como “Zequinha”, foi feito durante sua palestra no Acricorte 2022, realizada em Cuiabá. O evento foi o maior encontro da pecuária de corte de Mato Grosso.

Com a palestra intitulada “Estratégias disponíveis para aumentar resultados da IATF”, Zequinha explicou sobre a importância de programar o período ideal do início da estação de monta junto a aplicação dos protocolos de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) para obter uma pecuária de precisão e uma elevada taxa de prenhez.

“Muito cuidado na decisão de atrasar o início da estação de monta. É melhor ter um resultado inferior este ano do que inferior nos próximos cinco anos”, apontou.

Quer saber mais? Clique aqui e assista a apresentação completa de Zequinha.

Fonte: Acrimat