HomeTecnologia

Tecnologia torna processos mais eficientes e sustentáveis no campo

Tecnologia torna processos mais eficientes e sustentáveis no campoNetflora: metodologia para melhorar manejo florestal. Foto: Mauricilia Silva/ Embrapa

Estado tem sete cidades entre as dez que mais desmataram a Amazônia
Aprosoja condena norma da UE: ‘Protecionismo comercial disfarçado’
Com geração em todas as cidades, MT é o 6°no ranking da energia solar

Mesmo que ainda haja a barreira da conectividade em muitas regiões brasileiras, a inteligência artificial (IA) vem se mostrando uma aliada do agronegócio. A tecnologia ajuda a desenvolver soluções para automatizar processos e atividades cotidianas. As soluções disponíveis envolvem assistentes virtuais, robôs com as mais diversas aplicações e até complexos sistemas de previsão e monitoramento de clima e de campo. Tudo isso para aumentar a precisão, rentabilidade e sustentabilidade. As informações são do Globo Rural.

A operadora TIM e a multinacional de tecnologia Trapview fizeram uma parceria e lançaram uma armadilha baseada em monitoramento digital em tempo real e previsão da ocorrência de pragas nas plantações. Por meio de uma IA, o equipamento reduz custos, evita prejuízos e proporciona um melhor aproveitamento dos insumos.

Já o  Netflora, da Embrapa, consegue identificar árvores de interesse comercial e indicar sua localização exata na floresta. Espécies como castanheira, cumaru-ferro, açaí e cedro são reconhecidas com índices de acerto de 95%.  Segundo o pesquisador da Embrapa Acre, Evandro Orfanó, o Netflora confere maior automação ao planejamento da atividade florestal e aumenta a precisão e eficiência na execução de planos de manejo.

Outro exemplo é a agtech Cromai, que capta imagens captadas por drones e, quando, processadas por um algorítimo, seu sistema pode detectar falhas de plantio em lavouras de cana-de-açúcar. O processo leva até 72 horas e auxilia o produtor na tomada de decisão.

Por fim, a Yara apresentou ao mercado a Maya, assistente virtual que é consultora agronômica. Segundo a empresa a ideia é realizar recomendações sobre nutrição de cultivos e produtos aos clientes. O objetivo é em breve tornar a Maya capaz de realizar previsões climáticas e oferecer direcionamento comercial personalizado.