HomeTecnologia

Uso da Internet cresce em áreas rurais durante a pandemia, revela pesquisa

Uso da Internet cresce em áreas rurais durante a pandemia, revela pesquisaAcesso de residências rurais à rede passou de 51% para 71%, em dois anos. Foto: CNA

Tecnologia é ferramenta de negócios de pecuaristas do MT, diz pesquisa
Novas torres levarão internet a 700 mil famílias rurais em MT e MS
John Deere e Ericsson fazem parceria para aplicar tecnologia 5G no campo

A proporção de usuários de Internet nas áreas rurais cresceu no Brasil em comparação ao período que antecede a pandemia, passando de 53% dos indivíduos de 10 anos ou mais em 2019 para 73% em 2021. O dado faz parte da pesquisa TIC Domicílios 2021, lançada na terça-feira (21) pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Conduzido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o levantamento apresenta os indicadores mais recentes sobre o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no país.

A pesquisa estima que, em 2021, 81% da população de 10 anos ou mais usou a Internet nos últimos três meses – o que corresponde a 148 milhões de indivíduos.

“A 17ª edição da pesquisa confirma a relevância do acesso à Internet no contexto proporcionado pela emergência da COVID-19, em especial com o avanço das atividades de trabalho e estudo remotos. Em comparação ao período que antecede a crise sanitária, houve uma ampliação da presença da Internet nos domicílios e de seu uso por indivíduos, sobretudo, nas áreas rurais”, destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br.

De acordo com a pesquisa, os domicílios das áreas rurais brasileiras também estão mais conectados à Internet. Veja alguns dados:

  • Entre 2019 (período pré-pandemia) e 2021, número de residências rurais com acesso à rede passou de 51% para 71%.
  • Entre os domicílios no campo conectados, a presença de cabo ou fibra óptica como o principal tipo de conexão à rede ocorre em 61% dos deles.
  • A presença de computadores nas propriedades rurais manteve-se em 39%, semelhante ao observado em 2019.
  • Nas áreas rurais, a presença de computador nos domicílios é de 20%. Nas localidades urbanas é de 42%.
  • Uso exclusivo do telefone celular para acessar a rede é de 83% para quem vivem no campo.
  • Usuários de Internet que vivem nessas regiões passaram a realizar compras online em maiores proporções, de 19%, em 2019, para 27%, em 2021.

“A pesquisa revela mudanças importantes em termos de conectividade, especialmente em áreas rurais, e também o crescimento da televisão enquanto dispositivo de acesso à Internet. A TIC Domicílios cumpre um papel fundamental de auxiliar o poder público e a sociedade na proposição de políticas que visem a melhorar o acesso à Internet, expondo desafios e indicando oportunidades para avanços”, afirma José Gontijo, coordenador do CGI.br.

Fonte:  Cetic.br