HomeEcologia

Período de piracema em MT começa em 3 de outubro

Período de piracema em MT começa em 3 de outubroDurante o período de quatro meses, a fiscalização é intensificada. Foto: Secom-MT

COP27: Metaverso põe espectador diante das maravilhas naturais de MT
Mato Grosso segue na liderança do ranking com mais focos de queimadas desde janeiro
Oferta de milho em MT deve ser de 40,57 milhões de t na safra 2021/22, diz Imea

O defeso da piracema 2022/2023 nos rios de Mato Grosso ocorrerá de 3 de outubro de 2022 a 2 de fevereiro de 2023. O período representa uma antecipação de um mês em relação ao decretado no restante do país.

A decisão ocorreu durante reunião extraordinária do Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) na quinta-feira, 8/9. A resolução será publicada no Diário Oficial do Estado.

Isso porque a maioria das espécies de peixes já se encontra em período reprodutivo no mês de outubro nos rios mato-grossenses, de acordo com estudos realizados pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

No chamado defeso de piracema, fica proibida a pesca profissional e amadora nos rios de Mato Grosso. É permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

Para garantir a proteção da temporada reprodutiva dos peixes dos rios do Estado, é realizada fiscalização intensa e patrulhamento das suas principais bacias hidrográficas.

A operação é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Delegacia Especializada de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas e Juizado Volante Ambiental (Juvam).