HomePecuária

Brasil mostra ações da Pecuária Sustentável em conferências da FAO

Brasil mostra ações da Pecuária Sustentável em conferências da FAOEventos debatem Pecuária e Mecanização Sustentável. Foto: Mapa

Garimpos ilegais são desmontados no Parque Nacional do Juruena (MT)
Legislativo aprova práticas mais sustentáveis no agro de Goiás
Conab espera queda na produção de grãos por causa do clima

Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participaram entre os dias 25 e 27 de setembro da primeira Conferência Global sobre Transformação da Pecuária Sustentável, realizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma (IT). Durante os três dias foram apresentados aos participantes ações e programas desenvolvidos pelo ministério que promovem a inovação e a sustentabilidade da agropecuária brasileira.

O evento reúne países-membros da FAO, produtores, instituições acadêmicas e sociedade civil com a finalidade de promover, a partir do compartilhamento de informações e conhecimentos, um amplo debate sobre como produzir, de forma eficiente, com menos impacto ambiental, menos impacto social e maior retorno econômico e equidade.

Representando o Mapa, a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), Renata Miranda, participou do painel de abertura, que trouxe como tema “Políticas para a Transformação Sustentável da Pecuária”. Em sua fala, apresentou o trabalho de inovação e tecnologias sustentáveis que vem modificando a agropecuária brasileira, com destaque para a Política Pública Setorial da Agricultura e Pecuária sobre Mudanças Climáticas, o Plano ABC+.

“O nosso compromisso setorial de mitigar as emissões de gases com efeito de estufa, bem como de adaptação aos efeitos adversos das alterações climáticas, por meio do Plano ABC+, está em implementação em todo o país há 13 anos. Seu programa de crédito rural oferece aos agricultores mais de US$ 1 bilhão por ano exclusivamente para adoção de práticas sustentáveis. Temos, hoje, no Brasil, políticas públicas pecuárias que estão nos movendo em direção à eficiência climática”, completou Renata Miranda.

Além de encontros bilaterais com autoridades do Quênia, Nova Zelândia, Costa Rica e Austrália, a secretária participa, ainda, de mais dois painéis que acontecerão durante a Conferência sobre Mecanização Sustentável, promovida também pela FAO, que acontece até 29/9, sexta-feira. O evento traz informações objetivas sobre inovações acerca da eficiência, inclusão e resiliência aos vários componentes dos sistemas de mecanização agrícola sustentáveis, especialmente nos países em desenvolvimento.

Fonte: Mapa