HomeTecnologia

Agrishow anuncia prêmio de startup de tecnologia e inovação agrícola

Agrishow anuncia prêmio de startup de tecnologia e inovação agrícola

Na Agrishow, setor cobra divulgação de histórico ‘sustentável’ do agro
Fávaro afirma que é possível avançar na agricultura sem desmatar
Na Agrishow, Abimaq defende modernização de frota com Plano Safra

O Agrishow começou nesta terça-feira, 19/10, e já anunciou uma série de novidades no campo da tecnologia e inovação. Com o objetivo de difundir novas ideias e apoiar, colaborar e acelerar o desenvolvimento de soluções para o agronegócio, foi lançado o Agrishow Labs e o Prêmio Agrishow de Startup .

“O Agrishow Labs já nasce com a missão de ser o mais importante hub de inovação agrícola do Brasil. O objetivo é promover a conexão entre pessoas, empresas e startups que geram soluções de alto impacto para todos”, disse Clayton Guimarães, representante da Core Innovation Drive, empresa idealizadora pelo Agrishow Labs.

Uma das primeiras providências para isso acontecer é a realização do maior mapeamento de startups agrícolas do Brasil, em parceria com o Supera Parque de Inovação e Tecnologia, ligado à USP de Ribeirão Preto (SP).  Essa parceria vai permitir um amplo trabalho de pesquisa, e o resultado desse levantamento será um panorama de projetos inovadores ligados ao agro.

“O mapeamento vai ser importante para sabermos quais são as startups e quais sãos as tecnologias que estão sendo desenvolvidas para o agro. O agronegócio responde por mais de 20% do PIB e a chegada de novas tecnologias é muito importante para modernizar o setor”, afirma Eduardo Cicconi, gerente geral do Supera.

De acordo com ele, existem muitas soluções sendo geradas no âmbito da academia e, quando transformadas em inovação, são capazes de aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais, movimentando toda a cadeia  do agro.

“Hoje, além da dificuldade de conexão com investidores, há também a falta de conexão das startups com grandes empresas. Há ainda resistência por parte das corporações em expor quais os problemas enfrentados por elas. O mapeamento vem com objetivo de atender e atualizar o ecossistema de inovação. Se há um tema que o Brasil pode ter um dos maiores campos do mundo para fomentar e desenvolver inovação, esse é o agro”, acredita Cicconi.

O Supera Parque, que hoje abriga 83 startups, surgiu do convênio entre a USP, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. “O objetivo é apoiar todas as fases de desenvolvimento de uma empresa, desde a sua criação até a sua internacionalização”, explica o gerente geral do parque.

Além do mapeamento, foi anunciado o Prêmio Agrishow de Startup, que vai selecionar dez finalistas e premiar três projetos na próxima edição da feira, que vai acontecer entre 22 e 25 de abril de 2022. O regulamento do prêmio está sendo ainda elaborado.

Até lá o Agrishow  Labs vai promover encontros, palestras, talk shows com startups, entrevistas, palestras e mentorias com nomes da inovação e tecnologia, entre outros eventos.

O prêmio, segundo os idealizadores, é o reconhecimento da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola e suas entidades organizadoras a quem está buscando novas soluções para o agro.