HomeUncategorized

Construção de rodovia no Mato Grosso é investigada pelo MPF

Efeitos de desmate químico podem ser sentidos em até 50 anos
Governo de MT sanciona criação do Fundo Amigo da Floresta
MT lidera ranking de queimadas no Brasil

A construção da BR-080 é alvo de inquérito do Ministério Público Federal (MPF) para investigar se as obras afetam território indígena – o local sagrado Sõrepré do povo Xavante. Segundo o Diário Oficial do órgão da quarta-feira, 16/2, é necessário apurar se foi realizado o efetivo cumprimento da consulta e consentimento livre em relação às comunidades indígenas locais.

O MPF diz que atua no cumprimento dos direitos indígenas e afirma que o local chegou a ser identificado nos estudos ambientais e antropológicos realizados para a construção.

“Para regularização e instrução destes autos, determino, desde logo, a Secretaria deste gabinete providencie as anotações de praxe, incluindo as inserções devidas nos cadastros eletrônicos da Instituição”, aponta o procurador da República Guilherme Fernandes Ferreira Tavares no documento.

 Importante para o agronegócio mato-grossense, a BR-080 do Governo Federal atua no escoamento da produção da região do Araguaia e irá unir o município de Ribeirão Cascalheira à Brasília. Atualmente, uma ponte de 1.031 metros de extensão está sendo construída para ligar o nosso estado ao de Goiás.