HomeUncategorized

Construção de rodovia no Mato Grosso é investigada pelo MPF

Defeso da piracema terminou em MT, mas segue nos rios de divisa
‘Caixa d´água’ do Brasil, Cerrado está mais quente e seco
Operação apreende 275 litros de agrotóxicos sem registro

A construção da BR-080 é alvo de inquérito do Ministério Público Federal (MPF) para investigar se as obras afetam território indígena – o local sagrado Sõrepré do povo Xavante. Segundo o Diário Oficial do órgão da quarta-feira, 16/2, é necessário apurar se foi realizado o efetivo cumprimento da consulta e consentimento livre em relação às comunidades indígenas locais.

O MPF diz que atua no cumprimento dos direitos indígenas e afirma que o local chegou a ser identificado nos estudos ambientais e antropológicos realizados para a construção.

“Para regularização e instrução destes autos, determino, desde logo, a Secretaria deste gabinete providencie as anotações de praxe, incluindo as inserções devidas nos cadastros eletrônicos da Instituição”, aponta o procurador da República Guilherme Fernandes Ferreira Tavares no documento.

 Importante para o agronegócio mato-grossense, a BR-080 do Governo Federal atua no escoamento da produção da região do Araguaia e irá unir o município de Ribeirão Cascalheira à Brasília. Atualmente, uma ponte de 1.031 metros de extensão está sendo construída para ligar o nosso estado ao de Goiás.