HomeEcologiaPecuária

Projeto de boas práticas de pecuária pantaneira é ‘joia da coroa’

Projeto de boas práticas de pecuária pantaneira é ‘joia da coroa’

Campanha de vacinação contra febre aftosa começa dia 1º
Produtor que trabalha com manejo reprodutivo pode antecipar vacinação contra aftosa
Articulação faz governo de MT revogar taxa extra para pecuaristas

Por Vinicius Marques

Você sabia que cerca de 90% das áreas do Pantanal são de propriedade privada e, dentro dessa porcentagem, 85% da vegetação nativa está preservada? Foi buscando valorizar os produtores que contribuem para esses dados e desenvolver ainda mais o setor que o projeto Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS) foi criado — uma parceria entre Famato, Senar-MT, Acrimat e Embrapa. Segundo Jorge Ferreira de Lara, chefe-geral da Embrapa Pantanal, os índices acima apontam que os agropecuaristas da região são um bom exemplo para o agro brasileiro e merecem espaço no mercado. 

“O Pantanal é a nossa joia da coroa, em termos de pecuária. Ele possui um futuro muito interessante para o nosso mercado”, diz Lara ao Gigante 163. “Depois de questionarmos como o produtor pantaneiro poderia se inserir no cenário econômico, elaboramos o sistema FPS.”

O FPS nada mais é que um software que faz um diagnóstico inicial em cada propriedade pertencente ao programa, considerando índices de sustentabilidade e apresentando o potencial sustentável que a fazenda possui.

“Para facilitar a visualização, imagine uma escala de 0 a 10 para cada fazenda”, explica Lara. “Feita a análise, uma propriedade pode apresentar um potencial de grau 8 de sustentabilidade, mas no momento ter apenas 3 pontos. O nosso sistema então entregará não só o diagnóstico, mas também um caminho exclusivo para que o produtor caminhe esses 5 graus de diferença.” O FPS, conta, utiliza-se de diferentes parâmetros como: econômicos, tecnológicos, ambientais, sociais, estruturais e de bem-estar animal.

O projeto ainda oferece benefícios a propriedades pertencentes ao programa que apresentarem um determinado índice de sustentabilidade. Isso acaba por incentivar e bonificar proprietários que desenvolverem os pontos observados no diagnóstico. “A decisão de aderir às melhorias é exclusivamente do produtor, em função do próprio capital que ele possui, do mercado e do interesse que ele tem ou não de investir”, diz Jorge Lara. O FPS atualmente conta com 15 proprietários de terra, com previsão de novas adesões para o ano de 2022.

Sustentabilidade 

Um aspecto da pecuária do Pantanal que favorece a preservação do bioma é que ela faz muito uso de pastagens nativas. Além disso, os pecuaristas da região tendem a produzir bezerros, ao invés de trabalharem com a fase de engorda do gado. “No caso do pantaneiro, ele ganha na extensão [das terras], conseguindo criar muitos bezerros. Depois, os pecuaristas do Cerrado vão comprá-los e encaminhá-los para a etapa de engorda, que exige mais capim e, portanto, maior área desmatada”, diz o chefe-geral da Embrapa Pantanal.

“Nós temos hoje uma demanda muito forte no mercado mundial por produtos sustentáveis e um critério muito usado é a questão do balanço de carbono, ou seja, quanto de carbono você está evitando que seja liberado”, conta Lara. “Outro índice muito interessante e até mais assertivo é a manutenção da biodiversidade. Não basta apenas ter tantos hectares de vegetação, mas como está a saúde das populações de espécies nativas nessas áreas?”

Além disso, a carne das propriedades do FPS é rastreável. Ou seja, há a garantia aos frigoríficos e consumidores finais de que tais bovinos foram criados em condições sustentáveis desde a gestação.

“O Pantanal, assim, acaba se tornando um grande berçário de gado criado em condições sustentáveis”, afirma Lara.

Aliado aos índices ambientais, o programa conta ainda com fatores sociais que certificam que, por exemplo, as propriedades não apoiam trabalhos análogos à escravidão, ou que desrespeitem a vida de funcionários e moradores locais. Por fim, o programa conta também com serviços técnicos de extensão rural. “A nossa intenção, no futuro, é que os técnicos possam se qualificar no FPS e prestar serviço para essas fazendas, gerando assim uma rede de empregos de desenvolvimento e tecnologia”, Lara conta.

“Se caso houver um questionamento sobre a sustentabilidade da pecuária brasileira, o FPS tem uma tranquilidade muito grande de enfrentar os maiores especialistas do mundo para mostrar, por ‘A+B’, que nós entregamos índices sustentáveis atuais e de extrema qualidade”, conclui Jorge Lara.

LEIA MAIS:

Selo Angus Sustentabilidade prevê lucratividade de certificação de carne

Área com sistemas lavoura-pecuária em Mato Grosso ultrapassa 2,6 milhões de hectares

Estudo confirma potencial de redução de emissões na pecuária