HomeConvida

Artigo: Como se tornar um operador de máquinas agrícolas

Artigo: Como se tornar um operador de máquinas agrícolas

Artigo: Nova safra de algodão caminha para o sucesso apesar dos contratempos
Artigo: A gestão no agro como tendência de profissionalização
Artigo: As Portas da Sucessão Familiar

Gigante 163 convida diversos especialistas, produtores e influenciadores para colaborar com conteúdos que interessam aos nossos leitores – profissionais do agronegócio. Uma dúvida que recebemos muito em nossas redes sociais e através do nosso número do WhatsApp é se sabemos de vagas para operadores de máquina ou como conseguir um emprego na área. Sabemos que são pessoas essenciais para o sucesso de uma operação agrícola e, por isso, queríamos destacar esta profissão aqui em nosso site! 

E para isso, convidamos Cassiane Baratto, agricultura e operadora de máquinas agrícolas de Querência (MT). Em seu artigo abaixo, ela passa dicas para quem quer iniciar uma carreira na área e por onde começar. O conteúdo está muito prático. Esperamos que ajude quem esteja buscando oportunidades! 

Não é novidade para ninguém que o agro não para. Em um passado bem recente, a mecanização agrícola era bem escassa, como um retrato falado da agricultura familiar, passando terras e ensinamentos de geração em geração. Esse trabalho era quase 100% braçal, o que dependia de muitas pessoas para uma única atividade.

Eu sou a terceira geração da minha família no Mato Grosso. Aqui produzimos soja e milho safrinha, aprendemos a desenvolver amor pela terra desde criança, e foi enquanto criança que minha paixão pelos tratores apareceu. Lógico que, como todas as crianças nascidas no agro, temos alguns privilégios: podemos acompanhar o processo de produção de pertinho, observar cada etapa, e isso é um diferencial na criação de um operador. Eu sei que não parece, mas ser um operador está ligado à paixão.

Estou há 11 anos nesta profissão e vou te mostrar os primeiros passos para você que deseja se tornar um operador de máquinas agrícolas. Existem duas opções, se você não vive no meio agro. Se não tem parentesco direto com algum produtor, será um pouco mais difícil, porém nada é impossível neste ramo:

  • A primeira opção é o apadrinhamento. Procure (padrinho) alguma pessoa conhecida que trabalhe dentro de uma fazenda e que esteja disposta a te ensinar. Você vai começar a frequentar a fazenda em um período de experiência. Use esse período para aprender o máximo possível. Você vai estar em um ambiente completamente cheio de conhecimento. Aprender só vai depender da sua força de vontade. Se você se dedicar logo, estará no quadro de funcionários dessa fazenda, aberto a inúmeras oportunidades.
  • A segunda opção são os cursos profissionalizantes. Hoje em dia, os cursos teóricos podem ser feitos gratuitamente pelo SENAR em parceria com o sindicato rural da sua cidade. Também existem os cursos profissionalizantes pagos, que têm uma carga horária maior. Porém, estes dispõem de aulas teóricas e práticas. Para esses cursos profissionalizantes pagos, normalmente existem alguns requisitos, entre eles ser maior de 18 anos, ter ensino fundamental completo e carteira de motorista C. O curso será um diferencial no seu currículo, colocando você à frente dos outros candidatos.

Se você começar do zero, meu conselho é: faça um curso sobre tratores. Nele você irá aprender o necessário para operar tratores de qualquer porte. Faça cursos direcionados à área que você quer atuar. Algumas opções são: pulverização, plantio, colheita e preparo de solo.

Extraia o máximo de conhecimento possível, ainda mais quando se trata da parte mecânica da máquina ou implemento. Máquinas mais modernas dispõem de tecnologia de ponta. Esteja disposto a aprender sobre ela.

Uma dica que é muito válida para qualquer operador iniciante é que as máquinas estão sempre evoluindo. Então, procure evoluir com elas, pois você vai ingressar em um ramo cheio de tecnologia. Não deixe a máquina te deixar na mão, estude o manual da mesma. Nele você vai encontrar todas as soluções para problemas diários. Use o manual a seu favor.

*Dica extra: pesquise se na sua cidade o sindicato rural tem parceria com o SENAR. Algumas empresas de máquinas agrícolas também podem oferecer cursos focados em tecnologia, manutenção e operação, como a John Deere, New Holland ou Case IH.

Não perca tempo. Tudo o que você precisa para ser um operador de máquinas é começar. Quanto mais cedo você conseguir se especializar, mais cedo terá a oportunidade de realizar seu sonho.