HomeEcologia

Nortão em chamas: Novo Mundo e Cláudia sofrem com fogo em reservas

Nortão em chamas: Novo Mundo e Cláudia sofrem com fogo em reservasParque Cristalino já perdeu 1 mil hectares por causa do fogo criminoso. Foto: Reprodução

Estado que mais queima no Brasil, MT perdeu 5,5 milhões de ha
Bombeiros tentam controlar fogo na região do Lago de Manso há seis dias
Corpo de Bombeiros de MT certifica 33 peritos em incêndios florestais

O Parque Cristalino II segue queimando. Equipes do Corpo de Bombeiro retornaram ao local para combater o fogo que avançou sobre a floresta, de acordo com o G1. A reserva, localizada na cidade de Novo Mundo, a 791 km de Cuiabá, começou no sábado, 13/8, e pode ter sido causado por uma aeronave que pousou no local.

Segundo ONGs que acompanham a situação, o incêndio começou em uma área recém desmatada e já queimou cerca de 1 mil hectares.

As equipes, que voltaram ao parque na sexta-feira, 19/8, utilizam um drone para ter a dimensão do impacto das chamas. Um monitoramento à distancia, por meio de satélite, também é realizado no Batalhão de Emergências Ambientais em Cuiabá.

O Parque Estadual do Cristalino possui uma profusão de nascentes de águas puras e também uma variedade de espécies da flora e da fauna de grande porte em 118 mil hectares de Floresta Amazônica. O parque vive um imbróglio jurídico, desde que o Ministério Público reabriu o processo que acabava com o decreto que criou o parque, determinado pela Justiça acatando um pedido de um fazendeiro.

Nortão

Outros locais ao Norte do Mato Grosso também sofrem com o fogo. De acordo com reportagem do G1,  em Cláudia, a 608 km de Cuiabá,  queimadas já destruiram cerca de 300 hectares de uma reserva ambiental.

O fogo ameaçou famílias e produtores que vivem na região de díifícil acesso por estar localizado em uma zona de transição entre biomas.

O fogo teve início há sete dias, segundo o Corpo de Bombeiros, que conta com a ajuda de brigadistas e fazendeiros no combate às chamas.

Em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, o fogo atingiu um residencial e assustou os moradores do lugar.

O incêndio aconteceu no sábado, 20/8, em uma área de vegetação seca e as chamas foram controlada pelo Corpo de Bombeiros com a ajuda dos moradores.

LEIA MAIS:

Incêndio no Parque Cristalino II começou em área recém-desmatada

Incêndio no Cristalino II pode ter sido causado por aeronave, diz delegado

Justiça reabre processo e mantém Parque Estadual do Cristalino II

Saiba quem é a ‘maçã podre’ do agro que tenta extinguir o Parque Estadual Cristalino II