HomeEcologia

Nortão em chamas: Novo Mundo e Cláudia sofrem com fogo em reservas

Nortão em chamas: Novo Mundo e Cláudia sofrem com fogo em reservasParque Cristalino já perdeu 1 mil hectares por causa do fogo criminoso. Foto: Reprodução

Corpo de Bombeiros de MT certifica 33 peritos em incêndios florestais
Incêndios consomem vegetação no entorno de Cuiabá
Corpo de Bombeiros aplica R$ 41,5 milhões em multas por uso irregular do fogo

O Parque Cristalino II segue queimando. Equipes do Corpo de Bombeiro retornaram ao local para combater o fogo que avançou sobre a floresta, de acordo com o G1. A reserva, localizada na cidade de Novo Mundo, a 791 km de Cuiabá, começou no sábado, 13/8, e pode ter sido causado por uma aeronave que pousou no local.

Segundo ONGs que acompanham a situação, o incêndio começou em uma área recém desmatada e já queimou cerca de 1 mil hectares.

As equipes, que voltaram ao parque na sexta-feira, 19/8, utilizam um drone para ter a dimensão do impacto das chamas. Um monitoramento à distancia, por meio de satélite, também é realizado no Batalhão de Emergências Ambientais em Cuiabá.

O Parque Estadual do Cristalino possui uma profusão de nascentes de águas puras e também uma variedade de espécies da flora e da fauna de grande porte em 118 mil hectares de Floresta Amazônica. O parque vive um imbróglio jurídico, desde que o Ministério Público reabriu o processo que acabava com o decreto que criou o parque, determinado pela Justiça acatando um pedido de um fazendeiro.

Nortão

Outros locais ao Norte do Mato Grosso também sofrem com o fogo. De acordo com reportagem do G1,  em Cláudia, a 608 km de Cuiabá,  queimadas já destruiram cerca de 300 hectares de uma reserva ambiental.

O fogo ameaçou famílias e produtores que vivem na região de díifícil acesso por estar localizado em uma zona de transição entre biomas.

O fogo teve início há sete dias, segundo o Corpo de Bombeiros, que conta com a ajuda de brigadistas e fazendeiros no combate às chamas.

Em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, o fogo atingiu um residencial e assustou os moradores do lugar.

O incêndio aconteceu no sábado, 20/8, em uma área de vegetação seca e as chamas foram controlada pelo Corpo de Bombeiros com a ajuda dos moradores.

LEIA MAIS:

Incêndio no Parque Cristalino II começou em área recém-desmatada

Incêndio no Cristalino II pode ter sido causado por aeronave, diz delegado

Justiça reabre processo e mantém Parque Estadual do Cristalino II

Saiba quem é a ‘maçã podre’ do agro que tenta extinguir o Parque Estadual Cristalino II