HomeMundo

UE adota regras para impedir consumo e compra de áreas desmatadas

UE adota regras para impedir consumo e compra de áreas desmatadas

Com crise hídrica, órgãos públicos terão de economizar energia até abril
Demanda por carne bovina segue enfraquecida por causa da inflação
Consumo de carne bovina deve cair ao menor nível em 26 anos no Brasil

A Comissão Europeia adotou nesta quarta-feira, 17/11, novas regras para impedir o desmatamento provocado pelos países do bloco, inovar na gestão de resíduos sustentáveis e melhorar a qualidade dos solos. As medidas fazem parte da implementação do chamado “Acordo Verde Europeu”.

“As novas regras propostas garantiriam que os produtos que os cidadãos da UE compram, usam e consomem no mercado da UE não contribuem para a desflorestação e degradação florestal global”, diz um comunicado divulgado pelo braço executivo da UE.

No Twitter, a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, disse que apenas produtos “livres de desmatamento” e legais serão permitidos no mercado da UE.

De acordo com o documento, o principal impulsionador do desmatamento é a expansão agrícola ligada a produtos como soja, carne bovina, óleo de palma, madeira, cacau e café.

“O regulamento estabelece regras de devida diligência obrigatórias para as empresas que desejam colocar esses produtos no mercado da UE com o objetivo de garantir que apenas produtos livres de desmatamento e legais sejam permitidos no mercado da UE”, frisa a Comissão na nota.

“Nosso regulamento de desmatamento atende aos apelos dos cidadãos para minimizar a contribuição europeia para o desmatamento e promover o consumo sustentável”, afirmou o vice-presidente executivo para o Green Deal Europeu, Frans Timmermans.

Fonte: Estadão Conteúdo