HomeProdutividade

MT plantou mais de 90% do milho em janela ideial

MT plantou mais de 90% do milho em janela ideialmaioria das lavouras passaram da fase de pendoamento. Foto: Décio Karam/ Embrapa

Cotação do milho de Mato Grosso fica acima do preço de Chicago
Avanço da colheita de soja confirma efeitos da crise climática
Amaggi expande área de algodão em 33% com investimento de R$ 1 bi

Por André Garcia

Com mais de 90% das áreas semeadas dentro da “janela ideal”, Mato Grosso terá uma parcela significativa das lavouras de milho segunda safra se desenvolvendo dentro de um regime adequado de chuvas.

É o que aponta boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgado nesta semana. Segundo a publicação, é essencial que este ritmo se mantenha até o final de abril e início de maio, beneficiando o restante das áreas.

O IMEA mostra ainda que a maioria das lavouras passou da fase de pendoamento e florescimento na última sexta-feira (19/4), estágios importantes para a definição produtiva do cereal.

Além disso, essas etapas necessitam de quantidades de chuva bem distribuídas para que atinjam o máximo do seu potencial.

De acordo com o National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), grande parte do estado deve receber um volume acumulado de chuvas de 0 a 35 mm nas próximas duas semanas.

Janela ideal

Como já mostramos, é neste intervalo, entre janeiro, fevereiro e março, que são registrados os maiores índices de chuva, fundamentais pra o desenvolvimento da planta.

Diante disso, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), sugeriu que a janela de plantio do milho deste ciclo fosse iniciada em 1 de janeiro, considerando o risco de 20% de frustração da safra.

LEIA MAIS:

Seca pode gerar prejuízo a produtor que plantou milho fora da janela ideal

Clima exige controle extra para evitar prejuízos causados pela cigarrinha do milho

Produtor de soja e milho deve ter pior prejuízo em 25 anos, diz Cepea

Seca prejudica segunda safra de milho e perdas podem chegar a 50%

Anec eleva estimativa de embarques de soja para até 15,13 milhões de t

Agravada por crise climática, cigarrinha do milho pode ser controlada por fungo