HomeEconomia

STF deve julgar projeto da Ferrogrão nesta quarta-feira

STF deve julgar projeto da Ferrogrão nesta quarta-feiraGovernador de MT esteve em Brasília para defender projeto. Foto: Secom/MT

Justiça suspende concessão do Parque de Chapada dos Guimarães
Insumos biológicos vão se equiparar aos químicos, diz especialista
Pastagens aemaçam bactérias cruciais para vida na Amazônia

Deverá ser julgada nesta quarta-feira, 31/5, pelo Supremo Tribunal Federal STF a liberação da Ferrogrão, ferrovia que promete resolver problemas de escoamento da produção agrícola do Mato Grosso para o Norte do Brasil. O empreendimento deve custar R$ 21,5 bilhões e transportar cerca de 58 milhões de toneladas por ano, de acordo com informações do Globo Rural.

O site publicou que a Ferrogrão divide setores do governo. De um lado estão os ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Transportes e do outro Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Mauro Mendes, governador do Mato Grosso, acredita que a ferrovia terá um impacto positivo para a economia. Na terça-feira, 30/5, ele se reuniu  com os ministros do  STF André Mendonça, Gilmar Mendes, Dias Tóffoli e Luiz Fux, em Brasília, para defender o projeto.

Vale ressaltar que um dos principais entraves da Ferrogrão é que dentre os 933 quilômetros de sua extensão, 53 passariam pelo Parque Nacional Jamanxim (PA), uma unidade de conservação. Na última sexta-feira, 26/5, a Advocacia Geral da União (AGU) se manifestou contra a lei que permite a construção da ferrovia que não previu medidas ambientais compensatórias e estudos técnicos prévios.