HomeEcologia

Brasil é 4º país que mais cresceu em energia solar em 2021

Brasil é 4º país que mais cresceu em energia solar em 2021O crescimento de energia solar no país foi de 5,7 gigawatts. Foto: Absolar

China pode avaliar maneiras de encurtar prazos de aprovação de transgênicos
Estoque de fertilizantes no País dá para quatro meses, diz consultor
O que a guerra na Ucrânia tem a ver com os preços do nosso dia a dia

O Brasil garantiu  a quarta colocação no ranking mundial de nações que mais cresceram em energia solar em 2021.  As informações são  do mapeamento do Portal Solar, com base em dados divulgados pela Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena) e pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Segundo o levantamento, o Brasil acrescentou em 2021 aproximadamente 5,7 gigawatts (GW) de capacidade a partir de usinas de geração solar. O número se refere tanto a sistemas de geração própria em residências e empresas como grandes empreendimentos conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O País ficou atrás da China, que acrescentou 52,9 GW, dos Estados Unidos, com 19,9 GW adicionados, e da Índia, com expansão de 10,3 GW.

Ao todo, em 2021, a capacidade instalada de geração solar no Brasil somou 13,6 GW, o que colocou o País na 13ª posição, uma acima da ocupada por ele no ano passado.

Na semana passada, o Brasil atingiu a marca  história de 15 GW de potência instalada, de acordo com a Absolar.