HomeEcologiaEconomia

Com aposta ILP, Michel Teló dobra lavoura em fazenda de MS

Com aposta ILP, Michel Teló dobra lavoura em fazenda de MSMichel Teló é produtor rural em Mato Grosso do Sul. Foto: João Vitor Nunes Barbos/ Divulgação

Sob ameaça, rios voadores podem diminuir chuvas no Centro-Oeste
Seca prejudica segunda safra de milho e perdas podem chegar a 50%
Calor extremo e El Niño aumentam expectativa para quebra na safra de grãos

Aposta entre especialistas, a integração lavoura-pecuária (ILP), estratégia de cultivar grãos em consórcio com plantas forrageiras, também caiu nas graças do sertanejo Michel Teló. Em entrevista publicada pelo Globo Rural nesta quinta-feira, 16/5, o jurado do “The Voice Brasil” mostrou que também é um produtor atento às demandas do mercado e do clima.

Filho de agricultores, ele diz que seus pais sempre viveram na “roça” no Rio Grande do Sul e comiam o que plantavam.

Hoje, ele tem uma fazenda de 14 mil hectares, em Corumbá, Mato Grosso do Sul. Na propriedade, fruto da sociedade com seu pai e com o irmão, Aldo e Teo Teló, o foco inicial era a criação de gado. Mas, recentemente, a família resolveu implementar o sistema de ILP.

Com a soja colhida, agora, eles começam a preparar a terra para receber o gado para engorda. Quando o animal está pronto para ser vendido aos frigoríficos, é hora de começar uma nova safra.

A primeira safra da fazenda foi desafiadora, principalmente devido aos efeitos do clima em Mato Grosso do Sul. Com o El Niño ativo, a região, uma das principais produtoras de grãos do país, enfrentou quebras e perdas severas.

Ainda assim, os Telós decidiram dobrar o tamanho da lavoura, de 200 para 400 hectares, neste ano. E, segundo o cantor, o objetivo é continuar aumentando a cada nova safra.

“Enfrentamos um ano atípico, bem difícil, com seca extrema. Mas temos que ser resilientes. Na música também não foi fácil, não foi com a primeira que tive sucesso. Foram muitos anos de luta para começar a colher os frutos. No agro não seria diferente”, garante.

LEIA MAIS:

Lucrativo, ILPF exige planejamento; veja como migrar

ILPF pode reduzir pressão do comércio exterior sobre o Brasil; entenda

ILPF mitiga doenças e infertilidade causados por calor extremo

Árvores cultivadas em ILPF crescem mais e podem gerar renda

Além de rentabilidade, ILPF garante segurança e competitividade

ILPF avança e deve chegar a 35 milhões de ha no país

Planilha auxilia no planejamento de plantio de árvores no sistema ILPF