HomeEcologia

Garimpeiros voltam a ser alvo da fiscalização ambiental em MT

Garimpeiros voltam a ser alvo da fiscalização ambiental em MTGarimpo desmontado na APA Nascentes do Rio Paraguai. Foto: Sema-MT

PF desarticula garimpo ilegal em terra indígena no MT
Ibama mantém fiscalizações contra garimpo ilegal na TI Sararé (MT)
PF prende líder de família suspeita de extrair ouro em Terra Indígena de MT

A fiscalização ambiental flagrou a extração ilegal de minério na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Paraguai, localizada entre Alto Paraguai e Diamantino, conduziu duas pessoas para a delegacia e impediu a continuidade do dano ambiental. A Operação foi realizada, entre quarta , 29/6, e quinta-feira, 30/6, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUCO) e gerência do Parque e Polícia Militar (PMMT).

Na área fiscalizada, foi localizada uma espingarda, com nove munições intactas e uma deflagrada, no interior de um barraco que servia de moradia temporária para os infratores. Foi apreendido todo o material relacionado à extração mineral, uma motocicleta e uma carreta, utilizados para transporte de terras para a lavagem em bateias (peneiras utilizadas para “lavar” as pedras no rio e separar o ouro).

As duas pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Judiciária Civil do município de Diamantino, para as providências da lavratura dos procedimentos de flagrante delito.

Eles responderão por infração à legislação ambiental ao causar danos direto à Unidade de Conservação (artigo 40 da Lei Federal n° 9605/98 e artigo 91 do Decreto Federal 6514/08), extrair minérios de floresta de domínio público, sem autorização do órgão ambiental, além de posse ilegal de arma de fogo.

Instituída pelo Decreto nº. 7.596 de 17/05/06, a Unidade de Conservação mantém 77,7 mil hectares de Cerrado nos municípios de Alto Paraguai e Diamantino.

Operação Cedif

A Operação continua em todo o Estado. Foram colocadas em campo mais de 31 equipes, compostas por 100 efetivos, para combater crimes ambientais. A Operação Cedif tem este nome por integrar todos os órgãos estaduais e federais, além de instituições parceiras, que fazem parte do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e Aos Incêndios Florestais (Cedif).

Denúncias

Ao se deparar com crimes ambientais, o cidadão pode fazer denúncias pelo 0800 065 3838, WhatsApp (65) 99321-9997 ou via aplicativo MT Cidadão (disponível para IOS e Android).

Fonte: Sema-MT

LEIA MAIS:

Decreto sobre ‘mineração artesanal’ pode virar incentivo ao garimpo ilegal

Área de garimpo ilegal é fechada em MT e proprietário é preso

Mergulhadores de garimpo de MT trabalham em condições precárias, diz MPT

Operação desmonta esquema de garimpo ilegal em MT

Casos de malária caem 67% com fechamento de garimpos ilegais em MT

Mineração em Mato Grosso pode gerar disputa hídrica com agronegócio