HomeEcologia

Garimpeiros voltam a ser alvo da fiscalização ambiental em MT

Garimpeiros voltam a ser alvo da fiscalização ambiental em MTGarimpo desmontado na APA Nascentes do Rio Paraguai. Foto: Sema-MT

Polícia Federal destrói maquinários durante operação contra garimpo ilegal em terra indígena de MT
Operação contra garimpo ilegal aplica R$ 1 milhão em multas em MT
Ministro do STF suspende presunção de ‘boa fé’ no comércio de ouro

A fiscalização ambiental flagrou a extração ilegal de minério na Área de Proteção Ambiental (APA) Nascentes do Rio Paraguai, localizada entre Alto Paraguai e Diamantino, conduziu duas pessoas para a delegacia e impediu a continuidade do dano ambiental. A Operação foi realizada, entre quarta , 29/6, e quinta-feira, 30/6, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUCO) e gerência do Parque e Polícia Militar (PMMT).

Na área fiscalizada, foi localizada uma espingarda, com nove munições intactas e uma deflagrada, no interior de um barraco que servia de moradia temporária para os infratores. Foi apreendido todo o material relacionado à extração mineral, uma motocicleta e uma carreta, utilizados para transporte de terras para a lavagem em bateias (peneiras utilizadas para “lavar” as pedras no rio e separar o ouro).

As duas pessoas foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Judiciária Civil do município de Diamantino, para as providências da lavratura dos procedimentos de flagrante delito.

Eles responderão por infração à legislação ambiental ao causar danos direto à Unidade de Conservação (artigo 40 da Lei Federal n° 9605/98 e artigo 91 do Decreto Federal 6514/08), extrair minérios de floresta de domínio público, sem autorização do órgão ambiental, além de posse ilegal de arma de fogo.

Instituída pelo Decreto nº. 7.596 de 17/05/06, a Unidade de Conservação mantém 77,7 mil hectares de Cerrado nos municípios de Alto Paraguai e Diamantino.

Operação Cedif

A Operação continua em todo o Estado. Foram colocadas em campo mais de 31 equipes, compostas por 100 efetivos, para combater crimes ambientais. A Operação Cedif tem este nome por integrar todos os órgãos estaduais e federais, além de instituições parceiras, que fazem parte do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e Aos Incêndios Florestais (Cedif).

Denúncias

Ao se deparar com crimes ambientais, o cidadão pode fazer denúncias pelo 0800 065 3838, WhatsApp (65) 99321-9997 ou via aplicativo MT Cidadão (disponível para IOS e Android).

Fonte: Sema-MT

LEIA MAIS:

Decreto sobre ‘mineração artesanal’ pode virar incentivo ao garimpo ilegal

Área de garimpo ilegal é fechada em MT e proprietário é preso

Mergulhadores de garimpo de MT trabalham em condições precárias, diz MPT

Operação desmonta esquema de garimpo ilegal em MT

Casos de malária caem 67% com fechamento de garimpos ilegais em MT

Mineração em Mato Grosso pode gerar disputa hídrica com agronegócio