HomeProdutividade

Brasil pode chegar a 40 milhões de hectares plantados de soja

Brasil pode chegar a 40 milhões de hectares plantados de soja

Clima adverso frustra safra de grãos 2020/21, aponta Conab
Garantia de fornecimento de fertilizante pela Rússia traz segurança à safra, diz Conab
Com projeção de safra recorde, Brasil pode ser pressionado a exportar mais milho

O otimismo marcou a Abertura Nacional do Plantio de Soja – Safra 2021/22, ocorrida na quinta-feira, 30/9. As máquinas em campo, enfileiradas para a largada da semeadura, pareciam trazer boas notícias. A perspectiva é de aumento de área no Brasil, que pode chegar a 40 milhões de hectares pela primeira vez – marca que atrai atenção internacional.

“Neste final de setembro, Chicago começa a olhar com mais atenção para a safra brasileira, deixando de lado a colheita norte-americana que deve andar sem maiores problemas”, disse Luiz Fernando Gutierrez, analista da Safras & Mercado, ao Canal Rural.

Gutierrez disse ainda que Chicago está precificando o mercado entre US$ 12,50 a US$ 13,00 por bushel neste momento. “Para os próximos meses, Chicago não deve ter muita volatilidade”.

O especialista alerta, porém, que estar atento à questão cambial pode ser um diferencial na hora de fechar os negócios, uma vez que o ano eleitoral brasileiro pode trazer volatilidade.

Com a previsão de aumento de área da soja, as lavouras com a oleaginosa deverão ter crescimento de 2,3% sobre o total semeado na safra 2020/2021, de 38,93 milhões.