HomeEcologia

Período de defeso da piracema nos rios de Mato Grosso está em vigor

Período de defeso da piracema nos rios de Mato Grosso está em vigor

COP 27: Com capacidade para captar R$ 20 bi com descarbonização, MT cobra recursos de países ricos
Imea prevê nova expansão na área de milho em Mato Grosso na safra 2022/23
Dobra gasto médio com fertilizantes para produção de soja e milho no MT

Começa nesta sexta-feira, 1/10, o período de quatro meses, no qual fica proibida a pesca profissional e amadora nos rios de Mato Grosso. É o chamado defeso de piracema. Para garantir a proteção da temporada reprodutiva dos peixes dos rios do Estado é realizada fiscalização intensa e patrulhamento das suas principais bacias hidrográficas.

Até 31 de janeiro de 2022, por meio de barreiras terrestres, abordagens e patrulhamento fluvial, todo o efetivo do Batalhão de Policiamento Ambiental da PM estará atuando nas três bacias hidrográficas de Mato Grosso. As ações visam prevenir atividades que inibem o transporte irregular de pescado, verificação de estoques de recursos pesqueiros em restaurantes, pousadas e hotéis.

Neste período de quatro meses é permitida apenas a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

A operação é uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Delegacia Especializada de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Integrado de Operações Aéreas e Juizado Volante Ambiental (Juvam).

Fonte: Governo de Mato Grosso