HomePecuária

Produtores de MT devem atualizar número de rebanho até o dia 31

Produtores de MT devem atualizar número de rebanho até o dia 31Após 40 anos de imunização, dados devem ser enviados. Foto: Indea-MT

Ministério altera calendário de vacinação contra febre aftosa
MT vacina 99,83% do rebanho elegível em 2ª etapa da campanha da aftosa
Produtor que trabalha com manejo reprodutivo pode antecipar vacinação contra aftosa

Produtores rurais de Mato Grosso devem atualizar o número de rebanho bovino junto ao Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) como forma obrigatória que substitui a vacinação contra a febre aftosa, que deixou de ser necessária neste ano no Estado. Os dados devem ser enviados até 31/5. As informações são do G1.

Outras 10 espécies (búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas, abelhas e peixes) também precisam ser listados para o Indea-MT, caso o produtor rural tenha este tipo de animal em sua propriedade.

O objetivo da medida é facilitar a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), que será disponibilizada a partir da próxima segunda-feira, 8/5. O produtor que não fizer essa atualização não irá conseguir emitir uma GTA.

Há outras penalidades aos produtores, de acordo com o governo, como aplicação de multas para aqueles que não realizarem a comunicação dentro do prazo. O número do rebanho pode ser atualizado no escritório do Indea ou aqui.