HomeEconomia

Prefeitos discutem políticas públicas para o agro no Mapa

Prefeitos discutem políticas públicas para o agro no MapaO ministro em exercício, Irajá Lacerda recebeu os gestores. Foto: Mapa

Impulsionado pela agricultura, PIB do agro fecha semestre com alta de 9,81%
Saiba como o Novo Código Florestal, com 10 anos de vigência, afeta o agronegócio brasileiro
Convênio visa estimular internacionalização do agro brasileiro

O desenvolvimento de políticas públicas para fortalecer o agronegócio foi discutido por prefeitos e vereadores de de todo o país em evento realizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta terça-feira, 28/3. A Pasta aproveita a presença dos gestores para a XXIV Marcha dos Prefeitos, em Brasília, para apresentar sua estrutura e tirar dúvidas.

Substituindo o ministro Carlos Fávaro, que está em missão oficial na China, o ministro em exercício, Irajá Lacerda, falou sobre a importâncias de estratégias alinhadas às administrações locais.

“Queremos andar alinhados com as prefeituras porque sabemos que são elas que desenvolvem as políticas públicas na ponta, onde podemos trazer resultados para as pessoas que mais precisam do poder público”, disse.

A fala foi reforçada pelo prefeito de Poxoréu (257 km de Cuiabá), Nelson Paim.

“Esse é um dos ministérios mais importantes para os municípios, principalmente aqueles que têm atividade agrícola. É a primeira vez que vejo uma ação como essa no Mapa, de abrir as portas para os prefeitos do Brasil inteiro”, afirmou.

Na ocasião, foram apresentados os trabalhos das cinco secretarias que compõe o Ministério: Secretaria-Executiva, Secretaria de Política Agrícola (SPA), Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) e Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI).

Atendimento

A Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Mapa receberá os prefeitos até a sexta-feira (30). Durante o período serão distribuídas cartilhas informativas de emendas parlamentares relacionadas a temas como máquinas e equipamentos, capacitação e eventos, insumos, estradas vicinais e contrato de repasse.

A Assessoria também está auxiliando os visitantes em consultas de assuntos de Convênios (Ação 20ZV), Programas 2023, Plataforma Transferegov.br, além das Emendas Parlamentares. O atendimento acontece das 9h às 12h e das 14h às 16h30, na sala 2009 do Anexo B.

LEIA MAIS:

Mapa e Comissão Europeia discutem economia de baixo carbono

Mapa quer R$ 1 bilhão para retomar Plano Safra

Mapa vai capacitar servidores para uso de drones na fiscalização

Mapa quer de John Kerry investimento na ciência brasileira

Mapa apresenta propostas para ampliar relação com a China