HomeAgricultura

Safra de MT pode compensar perdas na produção de milho no País

Safra de MT pode compensar perdas na produção de milho no PaísNo Estado, maioria do plantio aconteceu na janela ideal. Foto: CNA

Impactos do clima na agricultura reforçam necessidade de expansão do seguro rural, diz Abramilho
Indústria de carnes do RS deve recorrer a milho do MT
El Niño: seca nos rios do Norte pode prejudicar preço de grãos

Devido às boas condições de lavouras de milho em algumas áreas do Brasil, a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) projeta que a safra total no País, somando a produção da primeira safra, ficará acima das 111,63 milhões projetadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em maio.

Desse volume, a autarquia previu uma colheita de 86,15 milhões de toneladas de milho na safrinha. Por outro lado, conforme publicação do Globo Rural desta terça-feira, 29/5, a Abramilho acha pouco provável que este ciclo repita as 131,8 milhões de toneladas de 2022/23.

Como já mostramos, produtores mato-grossenses esperam uma produção maior do que a do ano passado, compensando parte dos problemas de estados como Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Na última semana, a Agroconsult apontou que o encurtamento do ciclo da soja abriu uma janela favorável para o milho tanto em Mato Grosso quanto em Goiás.

De acordo com a consultoria, grande parte das áreas produtoras no Mato Grosso foi semeada na janela ideal, com chuvas bem distribuídas durante o desenvolvimento, o que fez com que o Estado registrasse o segundo plantio mais rápido de sua história – o primeiro ocorreu na safra 2022/23.

O mesmo aconteceu em Goiás, que recebeu bons volumes de chuva em abril. Com isso, segundo o levantamento da consultoria, as lavouras desses estados têm potencial produtivo de 80% e 56% respectivamente.

Além disso, para Mato Grosso a projeção é de 118 sacas por hectare (120,1 em 2022/2023) enquanto para Goiás, é 112 sacas/hectare (119 sacas/ha na safra passada).

LEIA MAIS:

Puxada por MS, queda na segunda safra de milho deve ser de 10%

Indústria de carnes do RS deve recorrer a milho do MT

Cultivo do milho em Mato Grosso tem novo estímulo

MT plantou mais de 90% do milho em janela ideial

Clima exige controle extra para evitar prejuízos causados pela cigarrinha do milho

Produtor de soja e milho deve ter pior prejuízo em 25 anos, diz Cepea

Agravada por crise climática, cigarrinha do milho pode ser controlada por fungo